terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Romanização

Vejamos o que diz o teu manual sobre o assunto "Romanização": "Às transformações das paisagens e do modo de vida dos povos peninsulares (Galaicos, Celtiberos, Lusitanos), por influência dos Romanos, chamamos Romanização".

Ora se já sabemos o que é a "romanização", observemos alguns exemplos. Um deles é o latim, a língua dos Romanos, que deu origem ao português, ao espanhol, ao francês, ao italiano e ao romeno. Olha para estas duas frases:

"E pluribus unum", que é o lema dos Estados Unidos da América e do Benfica. Sabes o que significa? "De muitos, um" ou seja, "Muitos americanos fazem a América" e "Muitos benfiquistas fazem o Benfica". Quem diria, hem?



E "Sol lucet omnibus" quer dizer que o Sol, quando nasce, é para todos e não apenas para alguns. "Sol" escreve-se da mesma maneira hoje; "lucet" também tem uma palavra semelhante que é "luz", do verbo luzir; e "omnibus" quase não se utiliza em Portugal mas tem palavra semelhante no Brasil: o "ónibus" ou autocarro, onde vão todos... Como vês, o latim não está muito afastado de nós...

Mas atenção, a "Romanização" não se limita apenas ao latim. Nas páginas 43, 44 e 45 do teu manual, há muitos outros exemplos de Romanização.