sábado, 6 de dezembro de 2008

E depois dos pais, o filho, D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques foi o primeiro Rei de Portugal. Vamos falar dele e dos seus feitos nas próximas aulas. Entretanto, podes ir aprendendo alguns factos sobre a sua longa e movimentada vida. Para isso, clica na expressão PRIMEIRO REI. Poderás ver muita informação sobre D. Afonso Henriques e imagens de estátuas do Rei, um desenho que também o representa, o castelo onde viveu em Guimarães e o túmulo onde está sepultado que se situa em Coimbra. Aqui no História Viva deixo-te mais algumas imagens alusivas ao Rei "Conquistador".

Já agora, fixa estas três palavras: Rei, soberano e monarca. Têm praticamente o mesmo significado ou seja, todas se referem ao chefe de Estado de uma monarquia. E o que é uma monarquia? É um sistema político em que o chefe de Estado obtém o seu cargo através de sucessão e não de eleições. Os reis (também designados por "soberanos" ou "monarcas") recebem em geral o poder que era do seu pai (em alguns casos, da mãe ou até de outro familiar), quando este morre. Já o mesmo não acontece com os Presidentes da República. Também são chefes de Estado mas recebem o poder através de eleições. Sabes bem que Portugal hoje é uma república; a Espanha, o Reino Unido e a Holanda, entre outros países, são monarquias.


Uma imagem do nosso primeiro Rei.

Um D. Afonso Henriques bonequinho de chumbo.

A estátua central é de D. Afonso Henriques e foi feita pelo escultor António da Costa. Situa-se em Luanda, Angola. Esteve numa praça, em cima de um pedestal. Após a independência da antiga colónia portuguesa foi retirada e colocada num museu da cidade, juntamente com outras estátuas do tempo em que os portugueses possuíam esse território africano.